OBJETIVOS

O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar lançado pelo Governo em 2016 fomenta de um muito claro que o sucesso escolar dos alunos passa em grande medida na identificação e aplicação de medidas que permitam e facilitem a aprendizagem “efectiva” por parte dos alunos.

 

Aprendizagem para nós é então a palavra chave que nos motiva na resolução desta problemática. E para tal, no Laboratório de Metacognição pretendemos dar ferramentas aos alunos para os ajudar a ter uma maior consciência do seu próprio processo de aprendizagem. 

 

No LaMAA invertemos a sala de aula, ao permitir aos alunos independência na procura e definição do processo de estudo, mas sempre sob a lupa de um método quantitativo que se baseia na constante procura de respostas às perguntas “o que tenho que aprender?”, “o que tenho que fazer para aprender” e “será que estou mesmo a aprender ou tenho que mudar de estratégia”?

Metacongição significa “em cima do que eu sei”. É relativo à nossa cognição sobre cognição, ou por outras palavras, o nosso saber sobre o que sabemos.

 

Nos nossos cursos e intervenções junto dos alunos e profressores facilitamos a compreensão destes conceitos, facilitando a “calibração” dos seus próprios métodos de estudo e ensino, respectivamente, de um modo quantitativo e qualitativo, seguindo sempre uma premissa de educação baseada em decisões feitas sob a lupa da “evidência”.

 

Nesta primeira fase, propomo-nos a introduzir conceitos de Neurociência e Machine Learning para os alunos melhor entenderem o que quer dizer isto de “aprender algo”. Tudo com o propósito de facilitar a compreensão de como aprendemos, porque aprendemos e porquê devemos aprender.