top of page

Sobre o LaMAA

Desafio

A promoção do sucesso escolar e a implementação de medidas que venham melhorar a aprendizagem é um daqueles desafios complexos, para os quais não há uma solução única, nem uma fórmula miraculosa.

Fomentar o sucesso escolar passa inevitavelmente pelo envolvimento das escolas e das comunidades educativas (famílias, professores, agentes educativos e alunos) mas acreditamos que os cientistas e a educação com base na evidência também podem, e devem, ter um papel ativo.

No LaMAA acreditamos que parte do desafio é a falta de percepção (i.e. consciência) por parte do aluno sobre a utilidade de saber, e saber mais. Na nossa metodologia experimental pretendemos criar situações em que não só a percepção do método de estudo melhora, como a própria capacidade de desenvolvimento auto-pessoal sai reforçada.

lamaa_aula3.jpg
lamaa_aula4.jpg

Por outro lado, existem cada vez mais ferramentas que podem ser adaptadas à promoção do sucesso escolar, tanto na perspectiva do aluno, como do educador. As “máquinas”, os sistemas de “inteligência artificial” se bem sintonizados podem e devem ajudar-nos a construir sistemas melhores e no LaMAA queremos tirar o melhor partido destas ferramentas.

Portugal é o segundo país da zona Euro com maior taxa de abandono escolar precoce. Como pode o LaMAA contribuir para a redução deste número?

Explora as próximas secções deste site e junta-te ao LaMAA se acreditas que podemos reinventar a forma como estudamos, aprendemos ou ensinamos!

bottom of page