top of page

Sobre o LaMAA

Guia

Nos cursos do LaMAA cada utilizador tem um papel ativo e independente na procura e definição do seu processo de aprendizagem.

Os cursos LaMAA pretendem ser dinâmicos e interativos, e por isso foram desenhados para funcionarem como uma espécie de “jogo”. Mas atenção, estes cursos não se assemelham a “jogos de computador”, “jogos de cartas”, ou “jogos a dinheiro”! Nada disso! A ideia é os cursos oferecerem uma experiência que fomente a criatividade, a iniciativa, e que torne a aprendizagem num processo positivo.

O jogo que serve de base aos cursos LaMAA consiste na exploração de um mapa muito especial – o Mapa Metacognitivo. Mas afinal o que é este mapa? O Mapa Metacognitivo, ou Mapa M.E.T.A., não é mais do que o conjunto de quatro fases, cada uma delas composta por tarefas e desafios que os jogadores têm que completar num determinado tempo limitado.


Fase M: definição das Metas
Fase E:  Exploração dos materiais de modo a atingir as metas
Fase T:  Treino
Fase A: Análise de todo o processo de modo a avaliar se as metas foram atingidas.

Metodologia LaMAA v3-02.jpg

À medida que os jogadores exploram o mapa, estão na verdade a avançar no seu processo de aprendizagem. Tal como num mapa, há muitas formas de chegar ao mesmo destino. Por isso, os cursos LaMAA pretendem que os seus utilizadores (ou jogadores!) explorem o mapa, percebam que as fases estão todas interligadas entre si, e identifiquem que fases que são para si críticas e que merecem mais tempo, ou seja, qual a estratégia que é para si a ideal para melhor aprender

bottom of page